Wednesday, June 16, 2010

Campos de Trabalho 2010 - Inscrições Abertas (5 vagas)

Caríssimos,

A ProAtlântico está a organizar com o apoio do Instituto Português da Juventude Campos de Trabalho Internacionais.

Os Campos de Trabalho Internacionais (CTI) desenvolvem actividades em espaços de intercâmbio, proporcionando aos voluntários provenientes de diferentes países o contacto com outras culturas, transformando os CTI em oportunidades de aprendizagem intercultural.

É um programa de mobilidade e intercâmbio, através do qual o jovem voluntário pode conviver com voluntários de outros países e desenvolver uma actividade do seu interesse. Realizam-se em Portugal e noutros países da Europa, América e Ásia.

Os jovens podem realizar actividades em benefício de comunidades locais nas vertentes:
Arqueológica;
Sócio-comunitária;
Restauro e defesa do património cultural;
Ambiental;
Workshops culturais.
A entidade responsável pela realização do campo garante o alojamento, a alimentação e um seguro de acidentes pessoais.

Convidamos então todos aqueles que de algum modo estão ligados à ProAtlântico para participar nesta experiência internacional.

Faz algo de diferente nas férias de Verão. Aproveita para conhecer melhor a tua Associação e para colaborares num projecto de voluntariado.

Os CTI da ProAtlântico irão decorrer em Julho e Setembro com temas variados entre a Paleontologia, a Protecção Ambiental e as Artes:

1 a 14 de Julho - Live Museum (Local: Lourinhã)
O Campo de Trabalho Live Museum pretende proporcionar aos participantes uma vivência única com um dos museus mais conceituados do país ao nível da Paleontologia.
O campo tem como objectivos promover ainda a troca de experiências pessoais e culturais, conhecer outras realidades sócio-culturais que a Localidade da Lourinhã oferece a todas as pessoas e visitar espaços culturais. As actividades propostas para o campo de trabalho vão possibilitar a experiência de trabalhar numa escavação com um dos grupos de paleontólogos mais conceituados no país; permitir o contacto com achados paleontológicos com milhões de anos; dar a conhecer aos voluntários as principais áreas de trabalho e exposição do Museu da Lourinhã; mostrar o funcionamento do único laboratório do país que prepara a tempo inteiro fósseis paleontológicos. A estes objectivos está associado o trabalho no laboratório, nas escavações, nas reservas museológicas, e nos principais pavilhões de paleontologia.
Durante o campo os voluntários trabalharão, no máximo, 5h por dia. As tarefas a realizar pelos jovens vão passar pela inventariação e arrumação das reservas museológicas; pela limpeza e preparação de fósseis; pela vigilância das exposições durante os periodos de visita; pela divulgação do Museu; pelo contacto com várias Instuições Sociais da zona, de forma a disseminar a história e a cultura pela população mais desfavorecida. Os tempos livres serão, também organizados pelos voluntários, bem com os tempos de animação. O programa terá também uma componente cultural, com a duração total de cinco horas diárias.

17 a 31 de Julho - ECO-Patrulha (Local: Lourinhã)
O campo pretende promover a troca de experiências pessoais e culturais. Sendo este campo de nível ecológico as actividades propostas para o campo de trabalho têm como objectivos: Alterar os hábitos que prejudicam o ambiente; Compreender a responsabilidade individual na preservação do ambiente e da vida na Terra; Promover o reconhecimento do meio ambiente como património colectivo de valor universal, que a todos compete preservar; Possibilitar que os jovens sejam estimulados para a criação de projectos de intervenção social na defesa e recuperação do património ambiental.
Durante o campo os voluntários trabalharão, no máximo, 5h. As tarefas a realizar pelos jovens passarão pelo ajardinamento dos espaços, desde a sua concepção (Projecto) à aplicação (desenvolvimento do Projecto); Criação de pontos de decomposição natural no espaço escolar para resíduos orgânicos; Sensibilização de toda a comunidade escolar para os problemas ambientais; Divulgação da criação deste projecto na escola aos alunos. As actividades de animação estão previstas para ter uma duração diária de 5 horas, podendo sofrer algumas alterações ao longo do tempo caso surja necessidade. Os participantes do campo poderão propor actividades.

30 de Agosto de 14 de Setembro - União dos Povos (Local: Sintra)
O campo pretende promover a troca de experiências pessoais e culturais. Os objectivos principais são aprendizagem de técnicas da oficina de metal (Corte, soldadura, cravagem, pintura, tratamento metálico, etc); trabalho em espaço público onde a população esteja em contacto e acompanhe a evolução do campo de trabalho e a realização das obras; utilização de objectos metálicos em desuso, como por exemplo: desperdícios industriais e componentes de automóveis, etc. Durante o campo os voluntários trabalharão, no máximo, 5h por dia. As principais tarefas a realizar pelos jovens serão a execução de duas grandes esculturas com 6 metros de altura, concebidas com aproveitamento de metais reciclados. As duas esculturas criam um diálogo entre elas formando uma unidade. Pretende-se que foquem aspectos e registos das civilizações e da evolução do ser humano, salientando-se algumas das fases do crescimento do homem, como por exemplo: primitiva, sedentaria, urbana, comercial, industrial, da comunicação, terciária e de serviços. Os participantes terão ainda de fazer a preparação do sitio para a criação do atelier com os equipamentos; a recolha dos materiais para o atelier; a preparação dos materiais; a construção de estruturas e bases; a construção das esculturas. As actividades de animação estão previstas para ter uma duração diária de 5 horas, podendo sofrer algumas alterações ao longo do tempo caso surja necessidade. As actividades de animação passam por visitas culturais, tertúlias com artistas, passeios pedestres, idas à praia. Os participantes do campo poderão propor actividades, para o enriquecimento do campo.

16 a 30 de Setembro - Arte no Pavimento (Local: Sintra)
O campo pretende promover a troca de experiências pessoais e culturais. Os objectivos principais são a aprendizagem de técnicas de construção do pavimento; o desenvolvimento de experiências colectivas em acções artísticas relacionadas com práticas tradicionais e locais; a divulgação de aspectos locais, relacionados com a cultura e o meio ambiente promovendo as potencialidades naturais da região, os costumes e o património. Será ainda promovido o desenvolvimento e enriquecimento do espaço público local através das artes. Pretende-se que os participantes do campo estimulem o espírito artístico.
Durante o campo os voluntários trabalharão, no máximo, 5h por dia. As principais tarefas a realizar pelos jovens serão a preparação do espaço para a aplicação de pavimentos; Preparar os materiais (pedra) para a realização do Pavimento; Aprender as formas de aplicação do Pavimento; Participar nas necessidades do grupo, tais como, cozinha, deslocações, itinerários, animação, etc.. As actividades de animação estão previstas para ter uma duração diária de 5 horas, podendo sofrer algumas alterações ao longo do tempo caso surja necessidade. As actividades de animação passam por visitas culturais, tertúlias com artistas, passeios pedestres, idas à praia. Os participantes do campo poderão propor actividades, para o enriquecimento do campo.


Temos 5 vagas disponiveis para participantes portugueses, sendo que as restantes 15 vagas neste momento já estão preenchidas por voluntários vindos dos mais variados pontos do mundo.

Inscreve-te hoje mesmo, não percas a oportunidade de fazer parte desta equipa, não te esqueças que esta é uma oportunidade que te pode abrir outras portas a nível do voluntariado internacional.

Aguardamos uma resposta até dia 16 de Junho às 17h. Pelas 18h, enviamos um email aos seleccionados.

Com os melhores cumprimentos,

Rita Neves
ProAtlântico - Associação Juvenil
Tel/Fax:214 218 417
Mov: 934 135 513
E-mail: ritaneves@proatlantico.com
Web: www.proatlantico.com

No comments: